A Lógica estende a mão e o convida à educação perene.

Aprofunde-se na arte do pensamento claro e rigoroso. O Ingredientibus ensina a lógica desde seus fundamentos até aplicações avançadas, formando uma inteligência disciplinada e preparada para a busca da verdade.

Explicando o curso, dê o play no vídeo:

Adiar o estudo da Lógica é varrer a poeira para debaixo do tapete.

Durante milênios todo aspirante a intelectual passou pelo instrumento (Organon) descoberto e desenvolvido por Aristóteles — a Lógica.

Ao longo desta página você notará as citações de grandes autores a respeito desse instrumento, preste bastante atenção a elas.

Esta página, e este curso, apresentam um dos mais importantes remédios para o caos intelectual da modernidade, e especialmente para os efeitos negativos que esse caos imprime na sua própria inteligência.

Os depoimentos dos nossos alunos (veja abaixo) indicam exatamente o poder que o estudo da Lógica tem, e deixam nítido o motivo pelo qual ela está presente em absolutamente todos os sistemas de ensino da Antigüidade à Idade Média.

Como eu disse, adiar não o dispensa de encarar esse estudo.

A Lógica estuda a operação da inteligência humana.

A razão é o poder de raciocinar. Sendo a base de todas as ciências, a Lógica estuda o próprio funcionamento desse instrumento.

Parte do Trivium e essencial na ordem disciplinar de Santo Tomás de Aquino, é uma das primeiras matérias fundamentais. Ignorá-la pode desviar o estudante de seu objetivo.

E não à toa. Existem algumas disciplinas fundamentais no começo da vida de estudos que, uma vez ignoradas, desviam um pouco a rota do estudante e o deixam, no fim, muito distante do seu objetivo.

Aqui, cabe perguntar:

Como vão os índices de educação?

É notável a decadência que o ensino moderno sofreu com a ausência da Lógica na formação básica dos jovens. Mas é plenamente possível correr atrás do prejuízo, e começar arrumando a própria casa.

Nosso método

Phronesis, do grego, é um termo filosófico que se refere à virtude da prudência, ou sabedoria prática. O método fronético se divide em três pilares:

Pilar pedagógico

Em um ensino médio de uma escola convencional o professor te dá uma explicação teórica e, depois, um exemplo extremamente artificial, abstrato e genérico, desenhado exclusivamente para servir à explicação teórica. Um “todo homem é mortal, Sócrates é homem, logo Sócrates é mortal”. Resultado: você esquece de tudo que aprende, porque esses exemplos não são encontrados na realidade, e não representam verdadeiros desafios. Eu considero que você não aprendeu Lógica se você não consegue aplicar seu conhecimento a um argumento concreto (e complexo). No método fronético, começamos diretamente pelo exemplo em vez da teoria. Mas dessa vez um exemplo de verdade: um argumento real, e não uma construção simples e artificial. Toda intelectualidade exige comprometimento, envolvimento com questões pelas quais você vive e para as quais você busca uma resposta. Esse é o caráter dos nossos exemplos. Depois vem a explicação teórica, que dá as bases e o ajuda a encontrar a solução para os problemas de forma verdadeiramente interessada e eficaz. No fim, você aprendeu Lógica.

Pilar filosófico

Aqui fugimos do exclusivismo que nos fecha em uma única escola filosófica, e buscamos olhar e compreender as contribuições de outras escolas, com diferentes pontos de vista. Nossa base é o aristotelismo-escolasticismo, mas é confrontando as idéias por exame dialético que nós as entendemos de fato.

Aí entram, também, as discussões da nossa comunidade de alunos e as calls que promovemos no discord, exclusivas para os membros da nossa escola.

Pilar estrutural

Inspirada no método sintético-analítico do Mário Ferreira dos Santos, a estrutura do nosso curso encaminha o aluno primeiramente através de conhecimentos gerais e principiais, para depois começar a aprofundá-los. O conhecimento, afinal, é adquirido de forma estruturada, ordenada. Não poderia ser diferente em um curso que ensina exatamente aquele instrumento que ordena a própria inteligência.

Se quiser entender melhor o método fronético, assista ao vídeo:

Grade de aulas da Academia

Junte-se aos grandes lógicos

Professor Victor Victorelli

O professor Victorelli ensina mais de 40 mil pessoas sobre Lógica e argumentação em seu canal no YouTube. No Instagram, compartilha seu método de estudo.

Com experiência em aulas particulares para alunos de todo o país, conhece bem as dificuldades dos estudantes brasileiros. Seus cursos de Lógica já formaram mais de 2 mil alunos.

Hoje ele possui a maior escola de lógica do país

Entre para a nossa escola:

Por apenas
12x de 52,61 por mês
Ou à vista R$ 499,90

Certificado de conclusão

Ao concluir este curso, você não apenas domina a Lógica, mas adquire uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do pensamento racional. Este certificado reconhece o seu empenho em aprimorar sua inteligência e em construir uma base sólida para sua jornada intelectual

Se não gostar, devolvo seu dinheiro.

Você tem 7 dias para cancelar a sua compra a qualquer momento, caso não goste do curso.

A garantia é oferecida pela plataforma. É o seu direito solicitar o reembolso.

Sem taxas, sem letras miúdas e sem remorso. Apenas a sua segurança.

Terei direito a quanto tempo de acesso?

Acesso vitalício, ninguém tira esse curso de você.

Seu pagamento é 100% seguro. A transação é processada por uma plataforma confiável, com criptografia avançada para proteger seus dados. Além disso, você conta com garantia de reembolso em até 7 dias.

Sim, em até 12x de R$52,61.

Rolar para cima